quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GLOSSÁRIO:

AUTISMO: fenômeno patológico cerebral caracterizado pela limitação do desenvolvimento afetivo/social.
BRAILE: tipo de alfabeto usado mundialmente na leitura e escrita por pessoas cegas.
DEFICIÊNCIA: toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desenvolvimento de atividades, dentro do padrão normal para o ser humano.
DDAH(distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade): doença de base genética causada por um desiquilíbrio das substâncias que fazem a comunicação no cérebro, é caracterizada pela dificuldade muito grande de concentração.
HIPERATIVIDADE: tipo de comportamento caracterizado pela incapacidade de concentração e atenção acompanhado da necessidade de se movimentar.
LIBRAS(língua brasileira de sinais):conhecida como uma língua de modalidade gestual-visual que pode ser aprendida naturalmente pelas pessoas surdas. É usada somente no Brasil, pois cada país possui a sua.
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: são necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldade de aprendizagem.
PARALISIA CEREBRAL: prejuízo (sequela de agressão encefálica) permanente, do movimento e da postura.
SÍNDROME DE DOWN: não é considerada uma doença, é a consequência de um acidente genético, a pessoa apresenta características peculiares.
SUPERDOTADO: capacidade intelectual, cognitiva ou de outra qualidade, significativamente acima da média das pessoas comuns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário